Blog

Porque devo enviar toda a documentação para o escritório de contabilidade?

27 de outubro
Se existe uma área que possui pleno conhecimento das práticas estabelecidas pelo governo e auxiliam as empresas na execução destas, é a contabilidade.
 
Isso, porque mensalmente diversas atividades são executadas dentro de uma empresa. Dessas atividades, inúmeros documentos surgem e servem como comprovação do realizado. Estes documentos são essenciais para o registro e comprovação de normas e leis estabelecidas pelo Governo.
 
Somado a isso, estes documentos também servem como forma de organização da empresa para o conhecimento do que realmente está acontecendo internamente, isto é, se os resultados são positivos ou não, servindo para estabelecer rotinas e boas práticas internas, servindo também como uma ótima ferramenta de gestão para tomada de decisão.
 
Essa prática é muito importante para qualquer empresa que busca se destacar, pois quanto mais em dia estiver a contabilidade, melhor será o controle financeiro da empresa e quando o assunto é financeiro, nada melhor que saber em detalhes sobre como tudo está.
 
Assim, elencamos alguns documentos importantes que devem ser encaminhados ao escritório de contabilidade a fim de garantir plena organização e resultados positivos, confira abaixo!
 
Notas Fiscais Eletrônicas (NFe)
Estes documentos são muito conhecidos no universo corporativo, pois são eles os responsáveis pelo registro oficial do faturamento da empresa, comprovam sobre o que foi comprado e contém informações sobre a apuração de impostos.
 
Esse documento é essencial para envio ao escritório, possibilitando o devido arquivamento de dados, tendo em vista que estes documentos exercem o poder de comprovar futuramente errônea cobranças.
 
Documentos de comprovação de despesas e recebimentos em geral
Toda a empresa, seja ela pequena, média ou grande, tem despesas gerais como contas de internet, luz, combustível, água, aluguel, despesas fixas e variáveis. Todas essas despesas, geram mensalmente documentos que comprovam o seu pagamento. Existem também gastos que surgem de surpresa, como a compra inesperada de algum material. Todos estes documentos são extremamente importantes para serem enviadas cópias ao escritório, e você sabe porquê? 
 
Eles comprovam para onde está indo o dinheiro, onde estão os gastos da empresa, facilitando assim na organização, no plano estratégico para melhorar a gestão de recursos.
 
Assim como os comprovantes de pagamentos, os extratos mensais e as chamadas francesinhas, que são os relatórios de recebimentos, são importantes para o adequado registro das movimentações financeiras da empresa. Se sua empresa efetua vendas com cartão de crédito, os relatórios de recebimentos onde constam também as taxas da administradora do cartão também devem ser enviados ao escritório.
 
Lembre-se sempre: todas essas informações servem para auxiliar no melhor planejamento do seu negócio. Além de contribuir para a parte gerencial de sua empresa, também é obrigatória a contabilização de todas as despesas da empresa para atender ao fisco.
 
Pagamentos de impostos
Outros documentos essenciais para você encaminhar ao seu escritório de confiança são os pagamentos de impostos. Eles servem para comprovar que as obrigações da empresa estão sendo pagas, se por acaso algum imposto ficar sem pagamento o seu contador pode lhe orientar como fazer o correto recolhimento em atraso. 
 
Documentos gerados pela contratação de pessoal
Seja a contratação de trabalho autônomo ou colaborador efetivado, todos os documentos gerados a partir deste contrato, você deve encaminhar ao seu escritório de contabilidade. Documentos como notas fiscais, contrato de prestação de serviços no caso de profissionais autônomos, ou folhas de pagamento, recibos de vale-alimentação, vale-transporte, tudo o que engloba a remuneração do colaborador, você deve encaminhar ao escritório.
 
A organização, arquivamento e escrituração da documentação garantem a segurança da comprovação de que a empresa está desenvolvendo suas atividades dentro da legalidade.
 
Contabilizando todos esses documentos o contador poderá emitir os demonstrativos contábeis que servem para apresentar a situação financeira e econômica da empresa. Com base nesses demonstrativos que o administrador pode projetar o futuro, fazer o planejamento orçamentário e definir metas com base nos números reais e confiáveis.
 
Somos a FKcia Contabilidade e estamos prontos para lhe auxiliar nessa hora!
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento