Blog

Por que devo separar as despesas da empresa das despesas pessoais?

30 de novembro
Manter uma empresa plenamente organizada, principalmente quando se trata de despesas, faz toda a diferença ao final de cada mês.
 
O universo empreendedor é repleto de responsabilidades, bem como surpresas desagradáveis - quando há falta de uma boa gestão. Sim, gerir com planejamento e compromisso requer disciplina para que o sucesso seja alcançado - sonho de toda pessoa que é dona de seu próprio negócio.
 
Pensando nisso, este texto surgiu com o intuito de demonstrar o por que você deve separar as despesas da empresa das despesas pessoais. Confira abaixo as nossas dicas!
 
Pode parecer difícil este simples ato, mas com foco e disciplina tudo se torna possível, e a recompensa é valiosa.
 
Como você utiliza as suas contas bancárias? 
Embora pareça simples a gestão financeira de um negócio, não é tão simples assim e quando se opta por utilizar a conta bancária pessoal com a empresarial, tudo pode ser ainda mais difícil.
 
A dica deste tópico é: tenha sim duas contas, uma para PJ e outra para PF.
 
Essa é com certeza uma boa prática para o sucesso da sua organização com as finanças. O controle de gastos, o que sobra de lucro, a perspectiva para os seus próximos investimentos, bem como planejar o caixa da empresa, são consequências positivas da separação das despesas.
 
Retirada de verbas do caixa da empresa para despesas pessoais
Um erro muito corriqueiro entre as pessoas, é a confusão que fazem ao estarem aumentando a receita da empresa e relacionarem estes valores positivos ao próprio salário.
 
Quando na verdade, este valor que supostamente sobraria é da empresa. Vale a pena mencionar que esses valores que sobram devem ser voltados para os custos futuros, ou usar a renda extra como forma de investimento que, a longo prazo, auxiliam a empresa render ainda mais.
 
Misturar as despesas pessoais com as da empresa impossibilita a análise do custo dos produtos/serviços de seu negócio. Dessa forma você não conseguirá mensurar as despesas desnecessárias da empresa que podem ser suprimidas, e também não terá controle do seu orçamento pessoal, pois está tudo agrupado na sua empresa.
 
Compra de bens para a empresa
Vamos usar como exemplo a compra de um veículo que será utilizado para atividades comerciais de sua empresa. Nesse caso é importante que o veículo já seja adiquirido em nome da empresa e não no seu nome, isso porque registrando na empresa é possível calcular a depreciação mensal e também será considerado como despesas da empresa os gastos com combustível e manutenções no veículo. 
 
No momento em que o veículo for vendido será calculado o ganho de capital na venda, reduzindo do valor de venda o valor de compra e o total depreciado. Sob o valor do ganho de capital é necessário o recolhimento de imposto de renda. Assim, registrando o bem em nome da empresa você poderá identificar as despesas que essa aquisição gera para seu negócio e também atende ao fisco com o recolhimento correto dos impostos.
 
Reserva de emergência, você possui?
Ainda relacionado ao tópico anterior, ao optar por investir o lucro que a empresa conquista ao longo de sua trajetória, é possível gerar uma reserva de emergência, facilitando no crescimento gradativo da companhia.
 
Por exemplo, em nosso atual cenário econômico, muitas empresas perderam mercado devido a reserva de emergência não ser uma realidade instalada. A pandemia do novo Coronavírus pegou muitos empresários de surpresa, causando instabilidade, perda de receitas e consequentemente, o fim de suas operações. 
 
Para empreendedores, sugerimos que sejam reservados uma quantia significante todos os meses, principalmente aos que estão recentemente se inserindo no mercado.
 
Para enfrentar este novo normal, será mais do que fundamental adotar medidas como essa. Assim, colaborando com a vida útil da sua empresa e posicionamento competitivo frente a um mercado voraz.
 
Contrate uma assessoria contábil
A busca por uma assessoria contábil não deve ser procurada apenas quando é a única opção que resta para tentar se manter no mercado.
 
A dica é sempre estar alinhado com profissionais que colaboram com o crescimento e sucesso da sua empresa. E você sabe porquê? 
 
Essa parceria proporciona uma visão ampla dos seus negócios, colaborando sobre as melhores escolhas de investimento, entendimento sobre como o mercado está e como tudo realmente funciona na prática.
 
Você compreendeu a diferença e o por que separar as despesas da empresa das despesas pessoais é importante? Então entre em contato com a nossa equipe.
 
Estamos prontos para proporcionar um atendimento diferenciado, focado na sua estratégia de mercado!
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento