Blog

INSS: o que esperar do "pente-fino" a ser realizado em agosto?

12 de julho
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará, em agosto, um “pente-fino” para evitar fraudes e possíveis pagamentos de benefícios indevidos a milhares de brasileiros. Neste artigo, você vai saber o que esperar da ação.
 
No mês que vem, o “pente-fino” do órgão terá como foco os benefícios concedidos por incapacidade temporária (auxílio-doença) e o benefício de prestação continuada (BPC), pago ao trabalhador que possui deficiência que o impeça de exercer uma atividade profissional por longo período. O INSS estima que 170 mil benefícios serão verificados em todo o país. 
 
Por isso, é importante que os segurados mantenham endereço residencial, e-mail e telefones de contato atualizados, pois o INSS entra em contato e comunica a realização da análise. Após a notificação, os cidadãos têm até 60 dias para enviarem as informações solicitadas pelo instituto. Quem não enviar os documentos dentro do prazo terá os benefícios suspensos.
 
Os documentos poderão ser enviados pelo site Meu INSS, por meio do serviço chamado “Cumprimento de Exigência”. Quando o contribuinte acessar o serviço, basta seguir os procedimentos indicados na página para conseguir anexar toda a sua documentação.
 
Também é possível fazer o cumprimento de exigência pessoalmente, entregando todos os comprovantes em mãos para os servidores do INSS. Para isso, antes é necessário fazer um agendamento prévio da entrega no Meu INSS ou no telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h, apenas de telefone fixo).
 
Segundo o INSS, o “pente-fino” não levará em conta valores concedidos a:
 
- Beneficiários portadores do vírus HIV;
- Contribuintes que recebem aposentadoria por invalidez;
- Inválidos que não tenham retornado à atividade, com 60 anos ou mais;
- Inválidos e aposentados por invalidez, com pelo menos 55 anos, desde que recebam o benefício há, no mínimo, 15 anos.
 
Além desta, que tal ler outras notícias do nosso blog? Clique aqui!
 
FKcia Contabilidade: rua Ernesto Bernardi, 1264, bairro Desvio Rizzo - Caxias do Sul (RS) | (54) 3025.3344 ou (54) 99151.6290 (WhatsApp)
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento