Empreendedorismo: 5 dicas para tirar as ideias do papel!
21 de maio
O Brasil registrou, em 2018, o segundo melhor desempenho em empreendedorismo entre 49 países. É o que revela um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GMM), divulgado em 2019 pelo seu patrocinador no país, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A pesquisa aponta que 2 a cada 5 brasileiros entre 18 e 64 anos de idade têm seus próprios negócios. Isso significa que 38% da população, ou 52 milhões de brasileiros, empreendem em todo o território nacional.
Boa parte deste contingente é composto pelos microempreendedores individuais (MEIs). Os MEIs, que no passado eram considerados trabalhadores informais, passaram a ter direitos garantidos por meio da legislação. Mais do que transformarem seus sonhos em realidade, essas pessoas também alteraram a realidade dos contextos sociais em que estão inseridos.
Em 2020, mais de 2,5 milhões de MEIs foram abertos (alta de 8,4% em relação a 2019). Atualmente, os MEIs correspondem a 56,7% dos negócios em operação no país. As informações são do Ministério da Economia.
Você já se imaginou no papel de empreendedor? Ser o dono de um negócio próprio é possível! Confira 5 dicas para você tirar as ideias do papel:
1) Converse
Conversar com alguém que tem o seu próprio negócio pode ser fundamental para a sua trajetória. A partir da troca de experiências, você aprende com quem já tem o seu próprio negócio, aplica melhor suas ideias e tem dimensão do que deve ou não ser feito. Esse diálogo é capaz de evitar frustrações, tanto no período de formatação da sua empresa quando após o início das operações propriamente ditas.
2) Planeje
Para que o sonho de empreender não se torne um pesadelo, planejar é muito importante. Por isso, inclua em seu planejamento, estudos de mercado e de perfil de potenciais clientes, bem como oportunidades gerais de negócios, por exemplo.
3) Orce
Nossa terceira dica é: tenha em mente o que você vai precisar para tirar a sua empresa do papel. Nesse sentido, fazer um orçamento de tudo o que você vai precisar é fundamental. Questione-se sobre quais serão as estruturas física e de pessoal necessárias para preparar as suas finanças.
4) Estude
Bons empreendedores aprimoram constantemente sua bagagem de conhecimento. Estude! O aperfeiçoamento é bom para você e para a empresa! Saber administrar, divulgar, otimizar processos e organizar finanças são aspectos fundamentais para as empresas, independente do tamanho e do segmento de atuação. Há diversos cursos que auxiliam você a entender melhor pontos como esses.
5) Consulte
O contador é o profissional que vai orientar você a respeito de toda a parte burocrática e necessária para a abertura do seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Ao consultar um contador, você evita imprevistos e inicia seu negócio de forma regular e com segurança.
Agora que você já tem algumas dicas, que tal “colocar a mão na massa” e ir atrás dos seus sonhos? Lembre-se: a FKcia Contabilidade está sempre à sua disposição! Clique aqui e escreva para nós! Se preferir, ligue para (54) 3025.3344.