Blog

CRLV Digital: como emitir?

08 de junho
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atesta o licenciamento do automóvel para circular em vias públicas de todo o país. Trata-se de um documento que deve ser renovado anualmente, mediante o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) e da taxa de expedição do documento.
 
Desde o início de 2021, os Correios não enviam mais o CRLV às residências ou endereços comerciais dos condutores. Por isso, agora cabe ao proprietário do veículo obtê-lo de forma digital ou impressa. Cabe lembrar que dirigir sem a presença deste documento junto ao automóvel é considerada uma infração leve, sujeita à apreensão do carro e multa ao motorista.
 
A via impressa do CRLV pode ser obtida em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). O serviço custa R$ 8,30, ao contrário do CRLV Digital, que é totalmente gratuito! 
 
Confira o passo a passo para emitir o seu documento sem sair de casa: 
 
Pelo portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)
1) As pessoas físicas, proprietárias de automóveis, devem acessar o Portal de Serviços do Denatran ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). Importante: o login é feito com os dados cadastrados no portal www.gov.br (CPF e senha). Os cidadãos que ainda não o fizeram, devem se cadastrar e seguir o passo a passo;
 
2) Na seção “Meus veículos”, o condutor deve clicar no link que remete ao veículo que deseja imprimir o documento. Em algumas situações, será necessário informar o código de segurança do documento de propriedade, que consta em Certificados de Registros de Veículos (CRVs) emitidos entre 2007 e 2020 (antigo DUT);
 
3) Após, é só baixar o arquivo de nome “CRLVDigital.pdf” gratuitamente;
 
4) Pronto! Agora é só imprimir o documento em papel comum branco, no formato A4, com tinta preta, em página única.
 
Pela Central de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS)
1) É necessário acessar a Central de Serviços do Detran-RS. As informações de login são as mesmas cadastradas no portal www.gov.br
 
2) Na seção “Meu(s) veículo(s)”, clicar em consultas adicionais;
 
3) Localizar o veículo que deseja emitir o documento e clicar no botão azul;
 
4) Informar o código de segurança do documento de propriedade, que consta em CRVs emitidos entre 2007 e 2020 (não é o documento “de rodar”, mas sim o antigo DUT);
 
5) O proprietário do automóvel será direcionado para o Portal de Serviços do Denatran, onde deverá clicar no link que remete ao veículo que deseja imprimir o documento;
 
6) Após, é necessário baixar o arquivo de nome “CRLVDigital.pdf” gratuitamente;
 
7) Pronto! Agora é só imprimir o documento em papel comum branco, no formato A4, com tinta preta, em página única.
 
Abaixo, saiba como as empresas podem solicitar o CRLV Digital:
 
1) É necessário acessar a Central de Serviços do Detran-RS. Após, selecionar a guia Empresa e ativar a assinatura digital.
 
2) Em seguida, é necessário executar o arquivo que foi baixado automaticamente e selecionar o Certificado Digital.
 
3) É preciso também adicionar "Novo usuário/CPF". Assim, o CPF de uma pessoa responsável pelo veículo deve ser cadastrado. Caso contrário, a emissão do CRLV Digital não é permitida. 
 
4) Com o vínculo de CPF realizado no cadastro da empresa, é preciso formalizar o acesso como pessoa física, seguindo o passo a passo de pessoa física, descrito acima. 
 
5) O cidadão também deve selecionar a opção CNPJ, escolher a empresa e digitar os dados referentes ao veículo do qual deseja emitir o CRLV.
 
6) Após, é só baixar o arquivo de nome “CRLVDigital.pdf” gratuitamente;
 
7) Pronto! Agora é só imprimir o documento em papel comum branco, no formato A4, com tinta preta, em página única.
 
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Disque-Detran, no telefone 0800.905.5555. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h. 
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento