Blog

5 dicas para usar o seu 13º salário de forma inteligente

02 de dezembro
A reta final do ano se aproxima e os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) têm um excelente benefício para chamar de seu: o 13º salário, assunto deste artigo. A bonificação foi criada por meio da lei 4.090, sancionada pelo então presidente João Goulart, em 1962.
 
Três anos depois, o então presidente Castello Branco instituiu pequenas alterações em relação ao benefício, a partir da lei 4.749. A reforma definiu que apenas os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao benefício, que passa a contar a partir do 15º dia de trabalho. Além disso, o 13º salário também passou a ser concedido a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
O valor do 13º salário é definido após a divisão do salário integral do funcionário por 12, com o resultado multiplicado pelo número de meses trabalhados. Horas extras, adicionais noturno e de insalubridade, além de possíveis comissões, também entram no cálculo da bonificação.
 
A lei 4.749 destaca que o 13º salário deve ser pago em duas parcelas. A primeira deve ser concedida entre os dias 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro. A segunda deve ter como base o salário de dezembro menos o valor adiantado na primeira parcela.
 
É fato: o 13º salário é uma excelente gratificação para os trabalhadores. Por isso, preparamos 5 dicas para você utilizá-lo com inteligência. Confira!
 
1) Quite suas dívidas
Nossa primeira e principal dica é essa. Tem dívidas atrasadas? Quite todas elas! Ao eliminar boletos atrasados, principalmente aqueles com juros altos, você tem tudo para começar o novo ano com o orçamento bem estruturado. Lembre-se: negociar os débitos com as instituições financeiras é uma excelente pedida!
 
2) Pague à vista as despesas típicas do início do ano
O 13º salário também pode ser excelente para você quitar despesas típicas do início do ano, como aquelas com material escolar, matrícula em instituições de ensino e tributos governamentais como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Se você conseguir pagar essas despesas à vista, melhor ainda!
 
3) Engorde a poupança
Outra excelente opção é utilizar o seu 13º salário para engordar a poupança! Afinal, economizar nunca é demais, né? Com o benefício, você pode aumentar a sua poupança ou iniciar a sua reserva financeira com valores consideravelmente altos!
 
4) Faça investimentos
Nunca foi tão fácil fazer investimentos. Com o 13º salário, você pode investir em ativos e produtos no mercado financeiro! Buscar o auxílio de quem entende do assunto e investir é, sem dúvidas, muito bom para você!
 
5) Se presenteie
Por fim, mas não menos importante: não esqueça de você! Depois de um ano inteiro de trabalho, vale a pena curtir bons momentos, né? Assim, o seu 13º salário pode ser utilizado para uma viagem, para uma refeição deliciosa em um restaurante de sua preferência, para comprar aquela roupa que você tanto queria, entre muitas outras coisas!
 
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Para ler outros conteúdos do blog da FKcia, clique aqui
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento