Blog

Taxa Selic: o que é e qual o impacto na sua vida?

19 de maio
Mais do que números, o universo econômico possui uma série de denominações que, muitas vezes, não são compreendidas pela sociedade. Com certa frequência, os noticiários abordam a estabilização, o aumento ou a queda da Taxa Selic, por exemplo.
 
Mas você sabe o que de fato é a Taxa Selic? E mais: sabe como ela impacta a sua vida? As respostas para essas duas perguntas estão neste artigo!
 
A Taxa Selic nada mais é que a taxa de juros da economia brasileira. Ela é o guia de todas as outras taxas de juros aplicadas no país, como a remuneração de investimentos e os juros cobrados pelos empréstimos bancários. O índice foi criado há 42 anos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e pelo Banco Central do Brasil (BC). Desde então, o seu propósito é controlar a inflação, que se refere ao aumento contínuo e generalizado dos preços no mercado.
 
O Comitê de Política Nacional (Copom), composto por profissionais do BC, é quem define a Taxa Selic. A cada 45 dias, o grupo se reúne e analisa o cenário da economia no Brasil e no mundo. 
 
Em maio de 2021, a Taxa Selic subiu de 2,75% para 3,5% ao ano, segundo o Copom. Trata-se da segunda alta consecutiva registrada neste ano. Para os profissionais de instituições financeiras, as previsões não são nada animadoras. No final do ano, a Taxa Selic deve ser de 5,5% e, no final de 2022, de 6,25% ao ano.
 
Sendo assim, você deve se questionar: como isso impacta na minha vida? É simples! Tenha em mente que, com a Taxa Selic em alta, empréstimos e financiamentos ficam mais caros. Ou seja, é mais difícil comprar um carro novo ou realizar o sonho da casa própria, por exemplo. Além disso, dívidas com cartões de crédito podem se tornar mais comuns.
 
O Copom reduz a Taxa Selic quando o consumo está em baixa, isto é, quando não há alta procura das pessoas sobre os produtos e serviços oferecidos no país. Isso torna os juros de empréstimos e financiamentos mais baratos e há estímulo para que pessoas físicas e jurídicas consumam e realizem investimentos. Essa cadeia gera mais emprego e renda para a população.
 
Agora que você já sabe tudo sobre a Taxa Selic, clique aqui e leia mais sobre outros assuntos. 
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento