Blog

Imposto de Renda 2021: entenda o que são as restituições e confira a data de pagamento de cada uma delas

16 de março
Quando o assunto é o Imposto de Renda (IR) diversos termos tornam-se comuns, pelo menos por alguns meses, no cotidiano da população brasileira. Você sabe, por exemplo, o que são as restituições? Se não, siga a leitura deste artigo e descubra agora!
 
As restituições do Imposto de Renda (IR) se referem a valores que, porventura, excedam o valor que o contribuinte deveria pagar. Ou seja, se a Receita Federal detecta que você pagou mais impostos do que deveria, é seu direito receber parte do valor. 
 
Para isso, o órgão organiza um calendário de pagamento das restituições. Confira:
 
1º lote: 31 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 30 de julho; 
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 30 de setembro
 
A Receita Federal salienta que os contribuintes com direito à restituição e que enviaram a declaração dentro do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, devem receber a restituição com antecedência. Doentes graves, idosos, deficientes físicos ou mentais e professores terão prioridade.
 
É importante ficar atento em relação a este tema, pois situações contrárias podem acontecer. Se a Receita detecta que foram pagos menos impostos do que deveria, o cidadão precisará fazer o pagamento da diferença. Em caso de pagamento, será gerada a guia chamada Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), com vencimento para 30 de abril, o que pode ser parcelado em até 8 cotas. Se preferir, o valor a pagar pode ser debitado direto da conta bancária informada na declaração. 
 
O prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) segue até 30 de abril. E nós estamos à sua disposição! 
 
Entre em contato conosco e evite contratempos com o leão: impostoderenda@fkcia.com.br | (54) 99151.6290 (WhatsApp) | (54) 3025.3300 | (54) 3025.3344.
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento